Notícia
Seminário em comemoração aos 10 anos do Núcleo de Liberdade Assistida do COMVIVA
Publicado em: 06/06/2018
O Centro de Educação Popular Comunidade Viva (COMVIVA) é uma Associação Civil filantrópica, sem fins econômicos, fundada no ano de 1989 no município de Caruaru com a missão de “proporcionar um atendimento socioeducativo voltado para crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, sendo voz ativa na luta pela vida e pelos direitos de toda infância empobrecida e marginalizada da cidade de Caruaru”, tendo dentre suas finalidades promover acompanhamento aos adolescentes em conflito com a lei, que estão em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto, com idade até 21 anos completos, conforme dispõe o Parágrafo Único do Art. 2º, do Estatuto da Criança e do Adolescente, visando à promoção pessoal e social dos adolescentes e jovens e suas famílias, com a aplicação da metodologia pedagógica do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE e Garantia dos Direitos Humanos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Em consonância com o Art. 118 do Estatuto da Criança e do Adolescente a Medida Socioeducativa em Meio Aberto de Liberdade Assistida tem como objetivo primordial promover socialmente o adolescente e sua família vislumbrando a ruptura de atos infracionais, a minimização das fragilidades sociais e o fortalecimento das potencialidades do adolescente e seu núcleo familiar.
Por meio do Núcleo de Referência de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida, o Centro de Educação Popular Comunidade Viva - COMVIVA realizou no dia 06 de Junho de 2018, no Espaço Educativo Cedro, com sede à Rua Justino Francisco da Silva, 995 – Bairro do Cedro das 8h30 às 13h, o Seminário intitulado “Liberdade Assistida do COMVIVA – uma década apontando caminhos e protagonizando histórias”, em comemoração aos dez anos de acompanhamento da Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida no Município de Caruaru. Na oportunidade foi apresentado o Projeto Político Pedagógico -PPP enquanto fruto de uma década de caminhada junto aos adolescentes, suas famílias, a equipe interdisciplinar e os atores do Sistema de Garantia de Direitos.
Participaram do evento:Os adolescentes e familiares atendidos no Núcleo de Liberdade Assistida do COMVIVA, Pe. Paulo Fernando Costa, Presidente do COMVIVA; BeateKastle, Vice-Presidente do COMVIVA, Neide Maria Alves Valones, Tesoureira do COMVIVA, Associados do COMVIVA; Sra. Verônica Alves da Silva, Presidente do COMDICA; Sr. Fernando Silva, Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru; V. Exa. Silvia Virginia Figueiredo de Amorim Batista, Juíza de Direito de Recife; V. Exa. José Fernando Santos da Silva, Juiz da Vara Regional da Infância e Juventude de Caruaru; V. Exa. Silvia Amélia de Melo Oliveira, Promotora da Infância e Juventude de Caruaru; Sr. Arnaldo Garcia de Alencar, Presidente do CEDCA/PE; Sr. Humberto Miranda, Coordenador da Escola de Conselhos; Sr. Almir Básio, Professor da Escola de Conselhos; Membros dos Conselhos Tutelares de Caruaru; Sr. Nilvaldo Pereira e Sr. Silvino Neto, representantes do Fórum DCA; Sra. Lúcia Helena Salgueiro, Representante do BIESP/Caruaru; Representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Representante da UNIFAVIP; Representante da ASCES - Unita;Representantes do CREAS/MSE de Caruaru; Representante do CEPA; representantes da FUNASE CASEM Caruaru/PE; Representante da GRE, Representante da Secretaria de Educação de Caruaru; Representante da Secretaria de Saúde; Representante da Secretaria da Mulher de Caruaru; de Caruaru; Representante do SENAI; estagiários do Setores de Psicologia e Pedagogia do COMVIVA.