Quem Somos

Em meados de 1988 iniciamos a caminhada junto às crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade pessoal e social na cidade Caruaru. No início nos questionamos, enquanto educadores sociais de rua, sobre o quadro de exploração, violência, atos infracionais, abandono escolar, desestruturação familiar, abandono social, marginalização, uso/abuso de drogas e violência sexual contra crianças, adolescentes e suas famílias.

As crianças e adolescentes perambulavam pelas ruas, praças, becos e feiras da cidade. Estar nas ruas convivendo com estas crianças e adolescentes era mais que um simples acolhimento por parte das educadoras e educadores sociais (militantes da Pastoral do Menor da Diocese de Caruaru), passava a ser uma contribuição no enfrentamento das condições geradoras da marginalização e exclusão social.

Nesse sentido em 1989 nascia a Comunidade de Menores de Rua da Cidade de Caruaru, que no ano de 2003 passou a ser chamada de Centro de Educação Popular Comunidade Viva – COMVIVA. O COMVIVA é uma associação, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, que possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS, concedido pelo Ministério da Cidadania.

O COMVIVA também possui sua Política de Proteção Infantil -PPI, documento elaborado com o objetivo de garantir que todas as providências ao alcance do COMVIVA e das Entidades Parcerias sejam tomadas para reduzir o risco nos Espaços Educativos do COMVIVA, no decorrer do atendimento no tocante a qualquer forma de negligência, discriminação, abuso, exploração sexual, violência, crueldade ou opressão contra crianças e adolescentes (Art. 4°, 5° e 18° do ECA). assegurar um ambiente relacional, entre trabalhadores e crianças, com foco na prevenção de abusos e maus tratos advindas dessas relações.

Missão

“Proporcionar um atendimento socioeducativo para crianças e adolescentes em situação de pobreza e risco pessoal e social, sendo voz ativa na luta pela vida e pelos direitos da infância empobrecida e marginalizada da cidade de Caruaru”.

Visão

Promover com absoluta prioridade a efetivação dos direitos à vida no pleno desenvolvimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Valores

Atuação, transparência, articulação, inserção, mobilização, autonomia, diversidade e solidariedade.